Farroupilha
(54) 3261-5897
zapa@comerciozapa.com.br
São Leopoldo
(51) 3091-2701
saoleopoldo@comerciozapa.com.br
  • Empresa com mais de

    15 anos de atuação
  • Confiança para a

    sua empresa

Escrito por: Zapa Equipamento de Segurança

Quais são os equipamentos de proteção individual mais utilizados no mundo?

Os EPIs são designados a pessoas que exercem suas funções em locais de trabalho que apresentam riscos, e assim precisam dos equipamentos para garantia de segurança. Os EPIs devem ser disponibilizados pelo empregador, assim como o treinamento para utilização dos mesmos.
Eles são necessários em diversas áreas de atuação e não podem ser dispensados. Uma pergunta muito comum é: quais desses equipamentos são os mais utilizados e qual a importância de cada um. Por fizemos a lista dos EPIs mais utilizados em todo o mundo:

1. Capacete de segurança


Sem dúvidas é um dos equipamentos de proteção individual mais conhecido e um dos mais utilizados. É extremamente importante pois protege a cabeça de impactos e choques eventuais.
É essencial em diversas áreas de trabalho como na construção civil, serviços de manutenção elétrica e em diversos setores industriais.
Pode ser encontrado em diversos modelos, cada um adaptado para os riscos aos quais o colaborador está exposto.

2. Luva de proteção


As luvas também são um EPI de uso muito comum e servem para diferentes tipos de proteção, como evitar contato contra agentes químicos ou a temperaturas extremas.
Podem ser produzidas com diferentes materiais, dependendo de seu objetivo de proteção. Alguns desses são: Látex, Vinil e Nitrila.
As luvas para proteção podem ser encontradas em locais como açougues, construção civil, indústrias e fábricas.
Esse é um dos EPIs que é, com muita frequência, utilizado de maneira errada. Isso pois não se considera que cada luva tem uma proteção específica. Por isso fique atento!

3. Protetor auricular


OS protetores têm como função abafar sons de alta frequência que podem prejudicar a audição dos trabalhadores.
Importantíssimo para evitar lesões e doenças no longo prazo, que podem prejudicar a vida do colaborador e a própria empresa.
Alguns locais que demandam esse EPI são fábricas, indústrias e campos de trabalho com estrondos muito altos.
Novamente é importante entender o risco específico daquele colaborador, pois existe uma enorme variedade de protetores auriculares, cada um indicado para um nível de ruído e ambiente específico.

4. Óculos de Proteção:


Os óculos protegem os olhos de partículas, faíscas e respingos de produtos danosos que podem cair na região, sendo fundamenteis para trabalhadores de diversas funções.
Servem também para bloquear iluminação muito forte e radiação, protegendo também contra lesões e doenças no longo prazo.
São utilizados em variadas áreas e por isso também tem uma diversidade enorme de modelos e de características de proteção. É sempre bom contar com um especialista para avaliar a necessidade da sua empresa.

5. Calçados de Segurança:


Os Calçados de Segurança em geral são um dos EPIs mais utilizados no mundo.
Para proteção dos membros inferiores, em especial dos pés, existem diversos modelos de calçados, normalmente direcionado para atividades específicas que possuem riscos similares.
Os calçados de segurança são fundamentais para proteger o colaborador contra impactos, ambientes escorregadios e até contra extremas temperaturas. Por isso o material utilizado deve ser sempre observado.

Se precisa investir em EPI uma dica é sempre conferir as normas de regulamentação para verificar quais produtos serão necessários para sua área de atuação e contar com uma empresa que garanta a qualidade dos Equipamentos de Proteção Individual.

Comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para auxiliar na sua navegação, melhorar sua experiência como usuário, melhorar o conteúdo de nosso site, direcionar conteúdo de marketing a você, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, conectá-lo com as mídias sociais, tudo para te proporcionar a melhor experiência possível. Para saber mais sobre cookies, acesse a nossa Política de Privacidade.