Farroupilha
(54) 3261-5897
zapa@comerciozapa.com.br
São Leopoldo
(51) 3091-2701
saoleopoldo@comerciozapa.com.br
  • Empresa com mais de

    15 anos de atuação
  • Confiança para a

    sua empresa

Escrito por: ZAPA

A importância dos EPIS

Equipamentos de Segurança ZAPA



Equipamentos de Segurança Para Proteção Individual - Quais devo utilizar?

Todos os profissionais que realizam atividades com potencial risco físico devem, obrigatoriamente, utilizar os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.


Os equipamentos vão desde óculos até máscaras, protetores auriculares, mangotes, luvas, capacetes, cintos de segurança, botas, protetor solar e muitos outros itens.

Alguns dos equipamentos são recomendados e outros obrigatórios. Qual é o papel do EPI?


EPI garante a proteção e saúde do trabalhador


Como o papel do EPI é proteger o profissional e garantir que sua integridade física e saúde é fundamental que:

- Os equipamentos corretos sejam utilizados;

- Que todos os riscos estejam cobertos;

- Os equipamentos escolhidos sejam de qualidade e confiança.


Ou seja, o processo para identificar e adquirir os equipamentos de segurança é ponto chave para que a saúde do trabalhador esteja de fato protegida. Só assim será evitado que o profissional fique exposto à doenças ocupacionais e lesões que comprometam sua capacidade laboral e até mesmo sua vida.


Assim é importante realizar um estudo que identifique todos os riscos envolvidos naquela atividade, no espaço físico de trabalho e na rotina do trabalhador.


As normas técnicas para EPIs


Além do mapeamento dos riscos que deve ser realizado pela própria empresa é fundamental observar o que indicam as normas técnicas. A NR-6 fala especificamente dos Equipamentos de Proteção Individual.


Ali estão especificados os direitos e deveres da empresa e também do funcionário e dos fabricantes.


É dever do empregador, por exemplo, adquirir os equipamentos adequados. Além disso deve exigir que o funcionário utilize o EPI, substituir as unidades danificadas ou extraviadas, se responsabilizar pela higienização e manutenção e registrar que os funcionários receberam os equipamentos necessários.


A NR-6 conta com o Anexo I, que lista os equipamentos de proteção individual adequados para cada risco possível ao trabalhador. Por exemplo, a lista de equipamentos para proteção da cabeça é essa:


A - EPI PARA PROTEÇÃO DA CABEÇA


A.1 - Capacete

a) capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio;

b) capacete para proteção contra choques elétricos;

c) capacete para proteção do crânio e face contra agentes térmicos.


A.2 - Capuz ou balaclava

a) capuz para proteção do crânio e pescoço contra riscos de origem térmica;

b) capuz para proteção do crânio, face e pescoço contra respingos de produtos químicos;

c) capuz para proteção do crânio e pescoço contra agentes abrasivos e escoriantes.


Assim ao adquirir o equipamento o mesmo deve estar dentro de uma das especificações do anexo, sempre levando em conta a atividade e os riscos aos quais o profissional é exposto.


A importância da procedência e qualidade


O equipamento de proteção individual é importante para o funcionário, pois o protege, e também para a empresa, que além de proteger seus colaboradores também evita uma série de problemas.


Assim a qualidade do equipamento fornecido também é importantíssima tanto para o colaborador quanto para a empresa. Enquanto o trabalhador precisa de uma proteção eficaz e que cumpra sua função quando exigida a empresa precisa de equipamentos que não vão lhe causar perda de produtividade ou problemas trabalhistas.


Por isso é fundamental adquirir equipamentos com distribuidores e fabricantes sérios, com procedência e histórico de qualidade dos materiais e de suporte às empresas que os compram.


Conforme a norma NR-6 é função da empresa, por exemplo, trocar os equipamentos com problema. Assim ter um fornecedor de qualidade garante que menos trocas sejam necessárias e também o suporte e a garantia de que um eventual problema será solucionado.


A Zapa Comércio de Equipamentos de Segurança


Você conhece a Zapa? Somos uma das principais fornecedoras de equipamento de segurança do Brasil. Localizados no sul do país temos mais de 15 anos de tradição atendendo grandes empresas.


Temos produtos de marca própria e também de outros fabricantes, itens importados e tudo com a maior confiabilidade possível. Equipamentos de Proteção Individual que protegem seu colaborador e o seu negócio.


Contamos ainda com uma equipe de consultores que te ajuda a identificar necessidades e escolher os equipamentos adequados para o seu negócio. Isso garante assertividade, economia e, é claro, segurança para a sua empresa.


Na Zapa trabalhamos com muita transparência e honestidade. Temos foco no prazo de entrega e na entrega correta de todos os itens do pedido.

Comentários

Deixe seu comentário

Este site utiliza cookies para auxiliar na sua navegação, melhorar sua experiência como usuário, melhorar o conteúdo de nosso site, direcionar conteúdo de marketing a você, fazer análises e relatórios estatísticos sobre o uso do site, conectá-lo com as mídias sociais, tudo para te proporcionar a melhor experiência possível. Para saber mais sobre cookies, acesse a nossa Política de Privacidade.